quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SIM, eu consigo

Como me pediram farei uma postagem dedicada aos vegetarianos, eu demorei para escrever porque eu estava procurando me informar mais, entao vamos la.
o chamado "vegetarianismo" começou no ocidente com anna kingsford, a palavra vegetariano (vegetarian) vem do latim e significa  vivo. Bom eu acho que estou meio vivo porque nao deixo de comer carne mais tambem amo uma boa salada, mais isso nao é o suficiente para se considerar vegetariano.
Uma das passagens mais antigas a favor de um vegetarianismo ético surgiu quando Ovídio, nas Metamorfoses pôs na boca de Pitágoras estas palavras: "Que crime horrível lançar em nossas entranhas as entranhas de seres animados, nutrir na sua substancia e no seu sangue o nosso corpo! para conservar a vida a um animal, porventura é mister que morra um outro? Porventura é mister que em meio de tantos bens que a melhor das mães, a terra, dá aos homens com tamanha profusão, prodigamente, se tenha ainda de recorrer à morte para o sustento, como fizeram ciclopes, e que só degolando animais seja possível cevar a nossa fome? […] É desumanidade não nos comovermos com a morte do cabrito, cujos gritos tanto se assemelham aos das crianças, e comermos as aves a que tantas vezes demos de comer. Ah! quão pouco dista dum enorme crime! "[ Este trecho de Ovidio reflecte os ensinamentos dos pitagóricos no primeiro século. Depois de tudo isso fico me perguntando, sera que eu consigo ser vegetariano ?

Um comentário:

Parceiros